Mobirise Mobirise v4.7.6

A Psicologia e Religião Espirita e a Iluminação

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

A palavra religião vem de religare, que significa nos religarmos a Deus.
A Psicologia de Joana de Angelis, ela pega a ciência psicológica de diferentes correntes, para compreendermos o alma humana, afinal, psique significa alma.
A Psique é o que somos poder dentro, com tudo que compõe a mente e as emoções.
Nossa mente por dentro não tem forma, mas ela tem composições como o consciente, o subconsciente, o inocente, o inconsciente coletivo, o ego, o id, o superego, os arquétipos e etc. que a fazem funcionar como ela funciona.
O Espiritismo que vê a alma como um todo, tendo sua parte psicológica, ao seja, fazendo parte do espírito, também faz parte do seu campo de estudos.
Sendo a psique a alma, então, estamos falando do estudo da alma, que de acordo com Sócrates, Platão e a Psicoloiga Transpessoal, é eterna e sobrevive a morte.
Se não estudarmos a alma como um todo, então fica faltando estudos.
Na antiguidade, no templo de Delfos, na época de Sócrates e Platão, que são personalidades muito importantes para o Espiritismo, estava escrito: O homem, conheça-te a ti mesmo.
Assim como a Psicologia, em todas as suas atividades, ela é muito dedicada ao autoconhecimento.
O Espiritismo busca a reforma íntima, que é a evolução espiritual, e aconselha que a melhor forma de faze-la é o autoconhecimento. 
A Psicologia Transpessoal, que a Psicologia Espirita adota para fazer parte de seus conhecimentos, ela fala sobre o Nirvana, que também é conhecido como iluminação, Ascensão, Santidade, que é um marco, uma busca espiritual que as religiões propõem para nós, que é adquirida quando conseguimos muito autoconhecimento.
Alguns espiritas acham que uma encarnação não é possível conseguir essa conquista, esse marco, o Nirvana,  isso por causa da má compreensão de algo que Allan Kardec escreve.
Muitas religiões dizem que se consegue isso, como o Budismo, Taoísmo, Hinduísmo, geralmente religiões orientais, mas também Ocidentais.
Nas religiões Orientais se acredita que a meditação é o melhor método para atingir a iluminação, mas aqui no Ocidente temos outros, como a Lei de Atração, que é o melhor método, mas exige a nossa fé.
A Lei de Atração é utilizada na Yoga e na Umbanda também.
O Orixá Oxalá, é o irradiador da energia de fé que existe em Deus para a realidade.
A Umbanda tem uma frase muito bacana, que é assim: A Umbanda não faz milagres, a Umbanda desperta a fé, e a fé faz milagres.
Faz parte da Psicologia Transpessoal métodos como a meditação, e seria muito bom o Espiritismo adotar mais técnicas para a iluminação, pois tudo ajuda.
Sócrates e Platão trabalharam muito para e pelo autoconhecimento.
A Psicologia é muito importante para mostrar o funcionamento humano, a alma humana, sendo assim é muito importante para o Espiritismo também, e tudo isso nos ajuda para termos um conhecimento de nós mesmos.

 

Alguns Destaques: